quarta-feira, 2 de maio de 2007

A origigem dos seres vivos

Passaremos a comentar, agora, a origem de nosso objeto de estudo: os seres vivos. Para isso precisamos entender como deve ter sido o nosso planeta desde a sua formação.
A terra formou-se há cerca de 4,5 bilhões de anos. Sua superfície inicialmente era constituída por magma quente. As rochas teriam se formado a seguir, com o resfriamento da superfície do nosso planeta. As rochas mais antigas de que se tem conhecimento datam de 3,9 bilhões de anos e nelas não se encontraram registros de vida.
Os primeiros indícios da existência de seres vivo sem eras geológicas passadas datam 3,5 bilhões de anos. Um bilhão de anos teriam se passado desde a origem do nosso planeta. Durante esse período, modificações importantes teriam surgido nas condições ambientais, possibilitando o aparecimento da vida.

Geração espontânea ou abiogênese

Até meados do século XIX os cientistas acraditavam que os seres vivos eram gerados espontaneamente a partir de matéria bruta. Acreditavam que vermes surgiram espontaneamente do corpo de cadáveres em decomposição; que rãs, cobras e crocodilos eram gerados a partir do lodo dos rios.
Essa interpretação sobre a origem dos seres vivos ficou conhecida como hipótese da geração espontânea ou da abiogênese ( a = prefixo de negação, bio = vida, genesis = origem; origem da vida a partir da matéria bruta).

abiogênese x biogênese

Os experimentos de Redi

Em 1668,Franscisco redi (1626-1697) investigou a suposta origem de vermes em corpos em decomposição. Ele observou que moscas são atraídas pelos corpos em decomposiçao e neles colocam seus ovos. Desses ovos surgem as larvas, que se transformam em moscas adultas. Como as larvas são vermiformes, os "vermes" que ocorrem nos cadáveres em decomposição nada mais seriam que larvas de moscas.
Para testar sua hipótese, Redi realizou o seguinte experimento: colocou pedaços de carne crua dentro dos frascos, deixando alguns cobertos com gaze e outros completamente abertos. De acordo com a hipótese da abiogênese, deveriam surgir vermes ou mesmo moscas nascidos da decomposição da própria carne.